AirSov

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
AirSov

4 participantes

    Russia e os Gorka's

    grimmer
    grimmer


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 10/03/2009
    Idade : 40
    Localização : Vila Real

    Russia e os Gorka's Empty Russia e os Gorka's

    Mensagem  grimmer Ter maio 05, 2009 3:25 am

    O Gorka é um bdu em formato de sobretudo, desenhado para as Tropas de Montanha. Foi usado pelo Exército Soviético e hoje em dia pelas forças Spetsnaz do FSB, GRU e do Interior (MVD), sendo produzido até agora em diferentes variantes. Existem actualmente quatro empresas que fabricam os bdu’s Gorka. A ANA, a Modox, Splav e a SPOSN. Os bdu’s SPOSN são muito mais elaborados no que toca à sua construção e mais diversificados. Os Bdus SPOSN destacam-se por serem modelos distintos e pelo tecido rip-stop acidentado em multi-camadas reforçadas. Os ANA e Splav são bastante simples com duas peças feitas de uma camada única de algodão com um botão na frente e um capuz no topo, com calças “pull-up” simples (tipo jardineiras). Todos os Bdu’s são feitos de um algodão pesado (3 camadas de algodão), que é bastante resistente ao vento e com alguma impermeabilidade. Apesar de não acontecer de imediato, a água irá penetrar se estiver sobre o tecido durante um período de tempo relativamente longo. Não sendo muito ventilado, é mais adequado para climas frios e para terrenos muito acidentados.

    Apenas estou familiarizado com o Gorka E que é fabricado em duas peças. A diferença entre o E e os demais Gorkas (até à data) é que o “E” tem manchas de outro padrão de camuflagem como “Partizan” ou “berezka” nas areas reforçadas (Ombros, capus e cotevelos para a parte de cima e entre-pernas e joelhos para as calças), enquanto que os restantes são em Olive green (“verde tropa”). Deve ser sempre usado com algo por baixo porque como já referi é de algodao e apesar de ser quente no Verão, no Inverno, funciona como uma cobertura, um sobretudo... Wink É um grande kit para o frio, o qual um “reenacter Russo” não pode deixar de ter. 8-)


    Gorka E (o meu Smile )

    Russia e os Gorka's GorkaEMeu-1

    Gorka E (foto mais detalhada)

    Russia e os Gorka's SposnGorkaESummer-1

    Sposn Gorka S (Site do fabricante)

    Russia e os Gorka's SposnGorkaSSite-1

    Sposn Gorka R (Site do Fabricante)

    Russia e os Gorka's SposnGorkaRsite-1

    MODOX Gorka MP2

    Russia e os Gorka's ModoxGorkaMP2-1

    MODOX Gorka MA3

    Russia e os Gorka's ModoxGorkaMA3-1


    SplaV

    Russia e os Gorka's SplavGorka-1


    Russia e os Gorka's SplavGorka2-1

    ANA - Gorka

    Russia e os Gorka's GorkaANA-1

    Russia e os Gorka's GorkaANACompleto-1

    Em treino real:

    Russia e os Gorka's Trip16-1


    Russia e os Gorka's 1132753184rcp9-1

    Na Chechenia (imagem real)

    Russia e os Gorka's Alex-1

    Russia e os Gorka's IMG_2931

    Russia e os Gorka's IMG_2898-1

    Russia e os Gorka's IMG_2931-1

    Russia e os Gorka's CIMG2489-1

    Russia e os Gorka's CIMG2476

    Retirado de:

    http://forum.izhmash.at
    http://Militaryphotos.net
    http://red-alliance.net
    Http://sposn.com ; Http://sposn.ru
    SilentKilla
    SilentKilla
    Admin


    Mensagens : 191
    Data de inscrição : 09/01/2009
    Idade : 40
    Localização : Algés,Lisboa

    Russia e os Gorka's Empty Re: Russia e os Gorka's

    Mensagem  SilentKilla Ter maio 05, 2009 6:01 am

    excelente post grimmer,o teu Gorka E é lindo pá! Wink
    WidowMaker
    WidowMaker


    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 17/01/2009
    Idade : 41
    Localização : ilha de São Miguel

    Russia e os Gorka's Empty Re: Russia e os Gorka's

    Mensagem  WidowMaker Ter maio 05, 2009 6:59 am

    Grimmer fizeste uma excelente compra! Os meus parabéns.

    Eu possuo um Sposn gorka-e e a parte de cima de um gorka da Ana, usei ambos nestes últimos dois fins de semana.

    A qualidade do Sposn é muito superior ao da Ana que comparado com o primeiro parece o tecido de um simples Flora.
    O Sposn tem protecções adicionais nas zonas criticas do corpo e 2 séries de botões que o isolam efectivamente contra o vento.

    Ele por si não é quente contudo como é fechado e é suposto ser usado com outro bdu por baixo faz um efeito estufa no qual o seu utilizador mesmo de inferno está confortável. No entanto este mesmo efeito no Verão simula um forno o que torna extremamente desconfortável o seu uso.

    Não esquecer que ele foi criado para tropas de montanha onde o vento e frio é quase constante mesmo no verão e as condições de terreno são mais duras.

    Quanto à impermeabilidade ele realmente pode ser considerado como resistente mas não como impermeável à chuva, experimentei o meu em condições extremas antes de o levar para o terreno (mergulhei-o em água no lavatório) e após algum tempo na àgua com a minha gata encima (que não perdeu tempo para fazer mal) a água começou a entrar pelas costuras e o camuflado em si começou a ficar frio.
    Para isso existe solução, podem usar um gel que se dá nas costuras das tendas e spray impermeabilizante como o usado em sapatos de camurça, isto torna-o quase como uma capa de chuva depois disso levei as calças num passeio pedestre e entrei dentro de uma lagoa com àgua pelo joelho sem problemas.

    O capucho com uma pequena pala e fita para ajustar à cabeça substitui um boné, os bolsos são largos e seguros, levo quase tudo neles.

    O gorka Ana tem umas particularidades interessantes como o elástico na zona da cintura que regula o casaco à pessoa enquanto que no do Sposn ele faz uma espécie de balão na zona da cintura, mas mesmo assim fica muito àquem da qualidade do Sposn, ganha apenas no preço.

    Não esquecer que não se deve lavar o gorka na máquina de lavar com o risco de estragar o camuflado ou no mínimo de lhe retirar qualquer particularidade isolante, alguns utilizadores internacionais dizem que simplesmente não se lava independentemente de quanto mal cheira ou sujidade que ostenta, digamos que não vou ao extremo e por vezes levo-o à máquina a baixas temperaturas e sem amaciador contudo o tratamento que mais frequentemente o dou é por a arejar antes de arrumar.

    Gorka-E este ultimo fim de semana
    Russia e os Gorka's IMG_1225

    Casaco verde do Gorka ANA
    Russia e os Gorka's Imagem008

    Na lagoa
    Russia e os Gorka's 102_2959
    grimmer
    grimmer


    Mensagens : 58
    Data de inscrição : 10/03/2009
    Idade : 40
    Localização : Vila Real

    Russia e os Gorka's Empty Re: Russia e os Gorka's

    Mensagem  grimmer Ter maio 05, 2009 9:07 am

    Impermeavel realmente nao é, mas resiste!!

    No Caspian tive todo o dia à chuva sem grande cobertura (e parado porque fazia parte da organização) e so mesmo no final do dia é que o comecei a sentir frio e humido, porque a te la era como se estivesse de poncho...

    É uma boa compra sem duvida, mas nestes dias mais quentes, é complicado de correr e nao suar como um desgraçadinho! Very Happy Very Happy

    A ver se vem o gorka S da Sposn tb la mais para depois do final do proximo mes (o irs e o iva nao perdoam... Sad )
    WidowMaker
    WidowMaker


    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 17/01/2009
    Idade : 41
    Localização : ilha de São Miguel

    Russia e os Gorka's Empty Re: Russia e os Gorka's

    Mensagem  WidowMaker Qua maio 06, 2009 6:48 am

    Só uma pequena correcção, eu tenho um casaco do gorka verde da Splav e não da ANA como havia dito.

    Eu sinto-me tentado a comprar o Gorka3 da Splav pois parece muito bom mas €....
    Sturm
    Sturm


    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 04/02/2009
    Idade : 34
    Localização : Porto

    Russia e os Gorka's Empty Re: Russia e os Gorka's

    Mensagem  Sturm Qua maio 06, 2009 3:09 pm

    grande review camaradas !

    para o proximo inverno tenho que ter um ! Very Happy
    WidowMaker
    WidowMaker


    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 17/01/2009
    Idade : 41
    Localização : ilha de São Miguel

    Russia e os Gorka's Empty Re: Russia e os Gorka's

    Mensagem  WidowMaker Qui maio 07, 2009 4:58 pm

    Actualmente está a fazer um tempo mesmo bom para o usar (pelo menos por cá), está aquele tempo digamos merdoso e frio.

    Conteúdo patrocinado


    Russia e os Gorka's Empty Re: Russia e os Gorka's

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 10:31 am